A Secretaria do Meio Ambiente

A Secretaria Municipal do Ambiente e Saneamento faz parte da Administração Pública Direta Municipal vinculada à Prefeitura Municipal.

Possui a competência de propor e executar as políticas municipais de meio ambiente e saneamento adotadas pelos poderes Executivo e Legislativo do Município de Arraial do Cabo.

O papel fundamental da Secretaria do Ambiente e Saneamento, é proteger a fauna e flora do município. Além disso, uma das suas responsabilidades é garantir que futuros empreendimento ou atividades causem menos impactos ambientais.

Portanto, a Secretaria foi criada com a finalidade de manter um município sustentável. Sendo assim, devendo ensinar a população a educação ambiental e conscientizando a importância de viver num ambiente sem poluição e preservado, sendo um importante aliado na conservação ambiental dos Municípios, pois sem sua implantação o ecossistema irá se degradar e futuras gerações irão sofrer as crises ambientais. Como por exemplo, falta de alimentos, água potável, e doenças respiratórias por falta de um ar limpo e sem poluição.

A Secretaria integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA), o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SNGRH), o Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos (SEGRH) e o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e o Sistema Nacional de Saneamento Básico.

Sendo orientada por um conjunto de normas de conduta que, manifestadas na missão, visão e valores determinam o seu comportamento funcional.

Cabe à Secretaria do Ambiente e Saneamento desenvolver e aplicar as seguintes políticas públicas: Plano Municipal de Educação Ambiental, Plano Municipal de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Plano Municipal de Zoneamento Costeiro , Plano Municipal de Mudanças Climáticas, Plano Municipal de Arborização Urbana, Plano Municipal de Saneamento Básico, Plano Municipal de Desenvolvimento Ambiental e Conservação da Biodiversidade, Plano Municipal da Mata Atlântica e Plano Municipal de Combate ao Lixo no Mar.


Princípios

Promover a preservação, a conservação e a recuperação dos ecossistemas, desenvolvendo e implementando as políticas públicas relativas à qualidade ambiental, à biodiversidade, aos recursos hídricos e ao saneamento, visando à manutenção do equilíbrio ecológico, ao uso racional dos recursos naturais, à qualidade de vida e ao desenvolvimento sustentável, para as gerações presentes e futuras.
Ser referência na gestão das políticas públicas de meio ambiente, saneamento e recursos hídricos da Região dos Lagos.
Governança. Integridade. Eficiência. Transparência. Inovação. Participação Social. Responsabilidade Compartilhada.

Nossa Equipe

Jorge Oliveira
Secretário do Ambiente e Saneamento
Keila Ferreira
Sub-secretária do Ambiente e Saneamento